Sugestões de leituras e bibliografias

A fim de fomentar a discussão acerca da temática étnico-racial, realizamos a seleção de alguns materiais entre cartilhas, livros, artigos, teses, dissertações e produções audiovisuais. As referências propostas perpassam os eixos de racismo, saúde, educação, cultura e território e abarcam vivências das populações negras, indígenas e quilombolas. Reforçamos que o debate não se esgota nas sugestões abaixo e esperamos que possam contribuir com uma formação antirracista.

Boa leitura!

 Cartilha de Combate ao Racismo – ANDES

Dividida em cinco capítulos, destaca tanto a construção do racismo na sociedade brasileira bem como a centralidade do feminismo negro na luta antirracista, a importância da legislação sobre injúria racial e das políticas de ações afirmativas e por fim, apresenta brevemente a história da luta do sindicato contra o racismo.

Dicas para aprender sobre a temática racial – NEABI, ES – Colatina  

Criada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Colatina, a cartilha elenca sugestões de livros, leis, perfis, filmes, séries, documentários, cursos e eventos relacionados às questões étnico-raciais.

   Guia de Orientação – Saúde com Cultura: População negra 

Produto de uma experiência inovadora: SAÚDE com CULTURA, o guia de oficinas foca na saúde pública e cumpre um importante papel de resgate histórico, explora o universo cultural afro-brasileiro revelando suas riquezas e a trajetória de certos grupos étnico-raciais.

Sofri Racismo. O que fazer? – Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Florianópolis.

    Direitos quilombolas – Vozes do Quilombo

A Cartilha Direitos Quilombolas – Vozes do Quilombo, busca abordar conceitos importantes como o do termo Quilombo e dos Direitos Quilombolas, as dificuldades enfrentadas pelas Mulheres Negras e o conteúdo da Convenção 169 da OIT, estabelecendo um rol com as normas de direito internacional que fundamentam o direito dos Povos Indígenas, Quilombolas e outras comunidades tradicionais.

Cartilha de orientação para vítimas de discurso de ódio – Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) – FGV Direito Rio e Núcleo de Defesa de Direitos Humanos (Nudedh) – Defensoria Pública do Rio de Janeiro

   Cartilha – Educando para as Relações Étnico-Raciais. 

Com o objetivo de acolher e tratar denúncias de racismo de forma eficiente, humanizada e sensível, promovendo práticas antirracistas e respeitando as diversidades étnico-raciais, esta cartilha é um convite para o letramento racial de profissionais de Ouvidorias e Centros de Promoção da Igualdade Racial.

Dossiê Quilombo Vidal Martins – narrativas e memórias (Aya Biblioteca)

   Primeiras Infâncias Indígenas Caderno 3 do PIA

Como implementar práticas antirracistas na atuação com crianças indígenas na primeira infância.

 

Maloca: Revista de Estudos Indígenas

    Guia de estudos Antirracistas para assistentes sociais e demais interessados/as/es – Projeto Práxis Antirracista 

 

 

Dossiê Educação indígena e quilombola: educação contextualizada para a alteridade – Revista Dialogos e Diversidade

 Cartilha – Somos todos migrantes

 

 

 

Livros:

  • Coleção: Ações e saberes Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng em foco: pesquisas da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica.
  • A terra dos mil povos: História Indígena do Brasil Contada por um índio – Kaká Werá Jecupé
  • BANIWA, G. S. L.; O. Índio Brasileiro. Tudo que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: LACED, 2006.
  • A queda do céu – Davi Kopenawa e Bruce Albert
  • Decolonialismo Indígena – Alvaro de Azevedo Gonzaga
  • Quilombos: resistência ao escravismo – Clóvis Moura
  • Mulheres quilombolas: territórios de existências negras femininas – Selma dos Santos Dealdina, Amária Campos de Sousa e 16 mais 
  • SOUZA, C. L. S. Racismo e luta de classes na América Latina: as veias abertas do capitalismo dependente. Grupo de Pesquisa EGBE, Projeto Canela Preta, 2020.
  • BENTO, C.. O pacto da branquitude. Companhia das Letras, 2022.
  • RIBEIRO, D. Pequeno manual antirracista. Companhia das letras, 2019.-
  • Olhos D’Água – Conceição Evaristo

 

Filmes e documentários:

 

Artigos, teses e dissertações:

A percepção do assistente social acerca do racismo institucional – Márcia Campos Eurico TAVARES, J. S. C. Saúde mental da população negra. Revista Mensa Brasil, p. 31-37, 06 out. 2018.
Racismo institucional e migração haitiana: aspectos da não-cidadania – Dissertação de Gisllayne de Jesus  “Racialidade, ensino e pesquisa”: uma análise das percepções dos docentes sobre as políticas públicas no Ensino Superior – DO SANTOS, Lucas Santiago et al.
Reflexões sobre o racismo e antirracismo no ensino superior sob a perspectiva decolonial – PEREIRA DE CASTRO, Betel; DA LUZ SILVA FOSTER, Eugénia; SERRÃO CUSTÓDIO, Elivaldo. Lutas e resistências quilombolas no Brasil:um debate fundamental para o Serviço Social – Maria Raimunda  Penha  Soares
Identidade étnica e poder: os quilombos nas políticas públicas brasileiras – Felipe Peres Calheiros e Hulda Helena Coraciara Ainda guardo o direito de algum antepassado dacor: luta quilombola brasileira – Iris Pontes Soares 
Silêncios na História e disputas entre memórias: os processos de reconhecimento identitário e titulação territorial das comunidades quilombolas – Sílvia Correia de Freitas Promoção da saúde das mulheres quilombolas: a relação com os determinantes sociais – Michelle Kuntz Durand 
TERRA E TERRITÓRIO NA AMÉRICA LATINA – O desafio indígena na era do capital – Elaine Tavares As políticas indigenistas e as lutas sociais indígenas: manifestações da questão social – Rosa Maria Castilhos Fernandes, Mariana Martins Maciel
Estudantes indígenas na universidade: (Des)caminhos para a permanência no ensino superior – Matheus Ulian da Silva MILANEZ, F. et al. Existência e diferença: o racismo contra os povos indígenas. Revista Direito e Práxis, v. 10, p. 2161-2181, 2019.