Projetos de Extensão e Pesquisa
A COEMA oferece apoio institucional a projetos de extensão e pesquisa que buscam promover práticas antirracistas, de acolhimento e de letramento racial para a comunidade.
Conheça abaixo alguns deles:
Projeto Escuta Preta: grupo de acolhimento, escuta e reflexão, organizado em uma parceria entre o Departamento de Psicologia e a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O Escuta Preta considera o racismo institucional como um fator determinante das desigualdades e violação de direitos vividas pelos negros e negras no Brasil, “o que produz humilhação social e sofrimento psíquico, além de justificativas naturalizantes das injustiças sociais”. Diante disso, o objetivo é promover um grupo de escuta e acolhimento que leve em conta os efeitos psicossociais do racismo para estudantes da UFSC.
A abertura de vagas para participação do grupo ocorre no início de cada semestre e podem ser encontradas em https://sapsi.ufsc.br/
Projeto Escuta Bem-Viver: projeto voltado à saúde mental da população indígena, oferecendo espaço de acolhimento, escuta dos sentimentos e acompanhamento psicológico para a comunidade interna e externa da UFSC.
Os atendimentos acontecem no SAPSI, localizado no CFH.
É possível solicitar atendimento pelo e-mail: escutabemviver@contato.ufsc.br
Instagram: @escutabemviver
Projeto Conexão Saberes Indígenas UFSC: rede de estudantes indígenas da UFSC que busca desenvolver pesquisas acadêmicas com o objetivo de divulgação e circulação do saber indígena na universidade e outros espaços como terras indígenas, outras universidades e tantos outros lugares.
Instagram: @conexao_saberes_indigenas_ufsc
LASIN (Liga Acadêmica de Saúde Indígena): projeto desenvolvido por estudantes dos cursos da área da saúde da UFSC do campus de Florianópolis que busca valorizar o conhecimento tradicional e fortalecer a saúde e bem-estar das comunidades indígenas.
Instagram: @lasin.ufsc
E-mail: lasin.ufsc@gmail.com
Clube de Leitura Antirracista: o Clube de Leitura Antirracista (para aliados) surgiu da necessidade de promover a educação crítica sobre racismo e privilégio branco. Criado por estudantes de Ciência da Informação e biblioteconomia, o projeto tem como base a compreensão de que o acesso à informação e a leitura crítica são ferramentas essenciais para o combate à desinformação e preconceitos estruturais. O clube propõe uma jornada de autoconhecimento, reflexão e mudança de comportamento, usando a literatura como ponto de partida para diálogos necessários sobre o racismo.
Acesse a página para mais informações: leituraantirracista.ufsc.br



