Diagnóstico sobre o Racismo Institucional UFSC
Alinhado às medidas previstas na Resolução Normativa nº 175/CUn/2022 de combate a discriminações, exclusões e violências de cunho étnico-raciais na Universidade, está o presente relatório de Monitoramento da Política de Enfrentamento ao Racismo. Este relatório foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de elaboração da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC e vai ao encontro do monitoramento e avaliação propostos pela própria Política de Enfrentamento ao Racismo no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina.
Apresenta, a partir do levantamento, cruzamento e análise de uma gama de dados, o Diagnóstico I – Perfil da comunidade universitária, com os indicadores de racismo institucional e cenários de combate às desigualdades. Esse mapeamento sistematiza o contexto da Universidade Federal de Santa Catarina, o que possibilita a geração de informações sobre a situação atual e a projeção de cenários futuros a partir da proposição de diferentes ações.
Convidamos toda a comunidade universitária a fazer a leitura do documento, reconhecer e combater os mecanismos do racismo institucional praticados na UFSC, e a partir das conclusões e recomendações das metas e cenários, estimular o debate para garantir a equidade racial como um dos princípios balizadores do desenvolvimento institucional.
Boa leitura!
Link para acesso: Relatório_diagnostico_final_atualizado