Recepção aos Estudantes Indígenas e Quilombolas de 2024
Organizada pela Coordenação de Relações Étnico-Raciais (COEMA), anualmente a UFSC promove atividades de recepção aos calouros indígenas e quilombolas. O acolhimento, realizado no início de todos os semestres, tem o objetivo de integrar os novos estudantes, fortalecer trocas culturais e apresentar os setores da UFSC que contribuem para a permanência estudantil indígena e quilombola. A atividade é construída em conjunto com os estudantes e desempenha um papel fundamental na permanência desse público na universidade.
No dia 13 de março de 2024, foi realizada a primeira atividade de 2024. Neste ano, em meio à Greve Nacional dos Servidores TAES, aderida pelos servidores da UFSC em 11 de março, o evento proporcionou um espaço de diálogo entre os estudantes, as trabalhadoras da COEMA/PROAFE, DPE/PRAE e o Comando de Greve do SINTUFSC. A conversa abordou a greve e o cenário atual da política de educação superior, que impacta diretamente os públicos estudantis mais vulnerabilizados.
Da mesma forma, no dia 29 de agosto, no auditório do CSE, ocorreu o Acolhimento aos Estudantes Indígenas e Quilombolas 2024/2. O evento contou com a presença das pró-reitoras de Ações Afirmativas e Equidade, professora Leslie Sedrez Chaves, e de Permanência e Assuntos Estudantis, professora Simone Sobral, além dos professores indígenas da UFSC Adriana Kaingang e Rivelino Tukano, e da vice-reitora, professora Joana Célia dos Passos.
A COEMA/PROAFE agradece a participação de todas/os/es que estiveram presentes!

Recepção 2024.1

Recepção 2024.2