Novembro Negro e o enfrentamento ao racismo institucional

16/11/2021 12:48

Em convergência com o Mês da Consciência Negra, diferentes ações vêm sendo desenvolvidas na UFSC!

Em Curitibanos o Coletivo Curitiblack promove a atividade de semana da consciência negra “Reparação e Exaltação”. Em Araranguá,  GT PróNEABI-ARA, criado recentemente no campus, realiza o 1º Seminário de estudos afro-brasileiros, indígenas, quilombolas e de ações afirmativas do Campus Araranguá. Também o Grupo Alteritas promoveu no dia 09/11 uma live de abertura de seus estudos sobre Beatriz Nascimento disponível aqui e segue divulgando as ações do mês por meio de suas mídias sociais.

A Coordenadoria de Relações Étnico Raciais e Diversidades (COEMA), recentemente criada, promove neste contexto sua primeira ação pública junto à comunidade universitária e convida a todes para dois dias de ação articulada e multicampi, de modo a fortalecer coletivamente o trabalho de enfrentamento ao racismo institucional.

Inscreva-se aqui! Confira a programação!

ATIVIDADE 1: Enfrentamento ao racismo institucional: aquilombar para avançar!

Dia 29/11 14h30 – Acesse o link fazendo sua inscrição aqui.

Atividade ampliada com convidados de movimentos sociais, estudantes, docentes, TAEs e gestores.

• Apresentação da COEMA/SAAD UFSC
  • Panorama histórico da luta antiracista na UFSC (o protagonismo dos coletivos negros)
  • Apresentação das ações nos campi da UFSC
  • Diálogo sobre articulação institucional no enfrentamento ao racismo contra estudantes.

ATIVIDADE 2: Resistências negras nos espaços de poder: o legado de Antonieta de Barros

Dia 30/11 – 14h30 pelo canal do YouTube da SAAD.

Diálogo com a autora Jeruse Romão sobre sua obra “Antonieta de Barros: Professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil” feito por Zâmbia Osório dos Santos (Professora e doutoranda em Educação na UFSC/Grupos Literalise e Alteritas).

ATIVIDADE 3: O papel da universidade para o povo preto – entre avanços e desafios.

Mesa redonda com Docentes e Estudante sobre os desafios atuais no ensino superior.

30/11 – 18h30 pelo canal do YouTube da SAAD.

Profª Drª Francis Tourinho – Secretária de Ações afirmativas da UFSC

Profª Ms Andreia Sousa da Silva  – Docente em Biblioteconomia e membro do NEAB/UDESC

Joyce Santos – Graduanda do Curso de Serviço Social da UFSC e membro do Coletivo Magali

As atividades contarão com certificação de 08h de participação e serão acompanhadas por Intérpretes de LIBRAS.

Inscreva-se aqui! Mais informações em: coema.saad@contato.ufsc.br