Mesa “Implementação da Politica de Enfrentamento ao Racismo Institucional da UFSC”

06/12/2023 11:07

No dia 30 de novembro, aconteceu na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria UFSC, Florianópolis,  a mesa “Implementação da Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional da UFSC”. Após 1 ano de aprovação da Resolução Normativa  n. 175/Cun/2022, foram apresentadas as ações realizadas pela UFSC, a partir de informações fornecidas pelas diversas pró-reitorias e setores da UFSC à  Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidades (PROAFE).

No evento também foi apresentado o Diagnóstico do Racismo Institucional, que traz o perfil da comunidade universitária e os indicadores de racismo institucional e exclusão social, visando colocar em questão a realidade atual das pessoas negras na UFSC, além de apontar a presença e as formas de fixação do racismo nos diversos âmbitos da instituição, bem como refletir sobre a necessidade da universidade se consolidar como um espaço antirracista.  O Diagnóstico faz parte do trabalho desenvolvido pelo GT que atuou na elaboração da política.

O evento também contou com a apresentação das ações da “Cátedra Antonieta de Barros: educação para a igualdade racial e combate ao racismo”, aprovada pela Unesco e criada com o objetivo principal de analisar o impacto do racismo na universidade e contribuir com a formulação e implementação de políticas curriculares multidisciplinares para inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na formação de profissionais das diferentes áreas.

A mesa contou com a presença  da vice-reitora,  Profª. Dra. Joana Célia dos Passos; a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidades (PROAFE), Profª. Dra. Leslie Sedrez Chaves; a diretora de Ações Afirmativas e Equidades Profª. Dra. Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão; a Coordenadora de Relações Étnico-Racial, Bárbara Nobrega Simão; a Secretária de Aperfeiçoamento Institucional (SEAI), Profª Dra. Luana Renostro Heinen; o Coordenador do curso de Geografia e responsável pela elaboração do Diagnóstico, Profº Dr.  Lindberg Nascimento Júnior; e o estagiário e discente do curso de psicologia, Marco Antonio de Azevedo Duarte Souza.

Ao final houve o lançamento oficial do Guia de Enfrentamento ao Racismo Institucional, disponível em: https://proafe.paginas.ufsc.br/files/2023/11/guia-enfrentamento-racismo_WEB-1.pdf

O evento foi transmitido online pelo canal da TV UFSC e está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FN7H__8KAXQ

Apresentação da Implementação da Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional da UFSC: Apresentação Implementação da Politica de enfrentamento ao Racismo Institucional da UFSC

Apresentação do Diagnóstico do Racismo Institucional: Apresentação RELATÓRIO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE ENFRENTAMENTO AO RACISMO